Atinge o teu potencial. As dicas de Rafael Henriques para atingires o teu potencial!

O Nutricionista Estagiário Rafael Henriques tem os segredos para teres o melhor rendimento desportivo.

 

Todos os atletas querem ser melhores que o adversário, mas será que o treino é suficiente?

            Sabemos que o aperfeiçoamento da qualidade técnica e tática de cada jogador será um aspeto, se não o mais preponderante no melhor rendimento desportivo, porém não é o único. A qualidade do descanso/sono e uma alimentação e hidratação otimizada entram diretamente na “Equação do Rendimento Desportivo”.

            Uma boa qualidade e duração do sono do atleta (a duração de um sono ideal de um atleta, é no mínimo, de 8 horas/dia) irá induzir uma diminuição do risco de lesões até 60%, uma melhor recuperação muscular e um aumento significativo na performance do atleta. É necessário alertar os atletas dos benefícios de um bom descanso visto que, na prática, poucos são os atletas que mantêm uma boa rotina de sono.

            Virando o tema agora para alimentação e hidratação, é certo que todos os atletas se alimentam e hidratam diariamente, porém poderá ser de uma forma deficiente não induzindo melhorias na performance desportiva e por vezes até piorando! Uma alimentação adequada às necessidades energéticas individuais de cada atleta irá fornecer mais energia para ser utilizada durante o treino, promover uma melhor recuperação muscular e/ou de lesões, diminuir o cansaço e a fadiga sentida pelo atleta durante a competição, diminuir o risco de lesões e melhorar o desempenho desportivo. Uma boa alimentação, além de promover todos estes fatores ditos anteriormente, irá, também, contribuir para um peso saudável de cada indivíduo que é fundamental para manter um ótimo estado de saúde.

            Resumidamente, um ótimo treino é, sem dúvida essencial, todavia é importante controlar os restantes “segredos”.

 

Um website emjogo.pt